Texto da entrada (ID.3701)
“Com a morte do conselheiro Barbosa du Bocage desappareceu a figura mais prestigiosa do nosso meio scientifico e uma das mais sympathicas e veneradas que aonda contava a nossa politica.
O eminente professor foi, effectivamente, o mais notavel zoologo portuguez, considerado no estrangeiro como um dos mais illustres e competentes pelo excecpcional rigor e valia dos seus trabalhos systematicos e geraes, e dentro do paiz o mestre incontestavel de quantos se teem consagrado ao seu estado faunistico. Como estadista, ministro da marinha e dos estrangeiros com Fontes, e depois desta ultima pasta numa occasião bem difficil para as nossas relações internacionaes, deu sempre as mais elevadas provas de ponderação de espirito e raro disvello patriotico.
Assim, a morte deste homem, tão illustre e notavel na sciencia como na politica, verdadeira e pura gloria da nossa terra, é bem daquelas de que se diz representarem – uma perda nacional, e tanto mais para sentir é essa perda quanto os homens da sua estatura são sempre raros.”


Referência bibliográfica
n. id.. - "Morte do Professor Bocage"
in Illustração Portugueza
de 11 de Novembro de 1907, nº. 90-2s, p. 628 (Páginas completas). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3701.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Personalidades
Palavras Chave
Notícia