Texto da entrada (ID.3737)
Sobre as escolas móveis agrícolas, que noutros países são promovidas pelo Estado, mas que em Portugal são iniciativa particular. A primeira Escola Movel Agricola criada em Portugal foi a Maria Christina. A primeira atividade da Escola Móvel aconteceu em Rio Tinto em 18 de agosto de 1901. Seguiram-se-lhe outras, em Famalicão, em Guimarães, Barcelos, Viana do Castelo, Braga e Arcos de Valdevez.
[O promotor destas escolas móveis, que na altura não se identificava, mas que mais tarde se soube ser José Cláudio de Mesquita, um comerciante português abastado a viver em Manaus, Brasil, que financiou também a publicação do suplemento do Comércio do Porto O Lavrador, durante os seis primeiros anos.]
Outras escolas móveis foram entretanto fundadas, uma promovida pelo Conde de Sucena, em Águeda, com o seu nome, que abriu em 2 de outubro de 1904, mudando no ano seguinte para Oliveira de Azeméis, onde foi inaugurada em 12 de nvomebro de 1905, passando em 13 de janeiro de 1907 para Ovar e em 8 de dezembro de 1907 para Estarreja.
Ao todo, o artigo conta 17 missões de escolas móveis agrícolas, louvando o seu contributo e importância para a agricultura portuguesa.
O texto é escrito por Bento Carqueja, que era, à época, diretor do Comércio do Porto.



Referência bibliográfica
Bento Carqueja - "Escolas Moveis Agricolas"
in Illustração Portugueza
de 30 de Março de 1908, nº. 110-2s, p. 393-399 (páginas completas). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3737.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia