Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3762)

Artigo da autoria de José Tomás de Sousa Pereira, silvicultor, a propósito a iniciativa da IP prevista para setembro, com referências aos trabalhos de naturalistas que estudaram a serra do Gerês. Pretende ser útil aos que participarem na iniciativa.

Inclui 9 fotografias, de Egberto Mesquita (1), Biel (2), do fotógrafo amador A. Rebello Valente (2).

O artigo apresenta informação sobre as expedições realizadas em 1892 e em 1890.

“Do illustre silvicultor sr. José Thomaz de Sousa Pereira, a quem Emygdio Navarro, com o tino admiravel que o caracterisava, escolheu para emprehender os primeiros trabalhos do repovoamento florestal, quando o Estado se apossou pela força das armas dos 10:000 hectares de baldios que hoje constituem as mattas do Gerez, publicamos o interessantissimo artigo, cujas preciosas indicações tão uteis serão para os caçadores excursionistas.

(...)

Par aos bons resultados da grandiosa tentativa vão os nossos melhores votos e pena é que a Illustração Portugueza não lhe tenha dado maior latitude, abrindo no seu programma logar especial para um grupo puramente scientifico, que, dividido em secções technicas, tomasse a seu cargo o estudo da fauna, flora, orographia, anthropoogia, etc., como em 1881 se praticou na serra da Estrella, por iniciativa da benemerita Sociedade de Geographia de Lisboa, que hoje, parece-nos, se interessaria egualmente pelos trabalhos de uma nova excursão scientifica á serra do Gerez, onde os que gostam de estudar encontrariam largo campo para as suas explorações e elementos para farta colheita de productos, que brilhantemente representariam tão bella região e bem ficariam em qulquer museu.

Descrever a serra não é tarefa facil (...)

A historia natural da serra teve sempre apaixonados investigadores, entre os quaes citaremos Pereira Araujo, Link, Britero, Rebello de Carvalho, Welwitsch, Barbosa du Bocage, M. Paulino de Oliveira, dr. Julio Henriques, Adolpho Moller, Alfredo Tait, Rego Lima, Pualo Choffat, Emilio Biel, Wagner, etc.

Muitos destes illustres homens de sciencia e devotados gerezistas lograram descobrir especies novas, e, assim, coube ao insigne botanico e professor dr. Julio Henriques a fortuna de encontrar e descrever a Armenia Willkommu (Henriq) e a Iris Baissieri (Henriq); ao sabio zoologo Barbosa du Bocage a Chioglossa lusitanica (B. Bocage) e a Cabra Hispanica;  a Rego Lima, o mais perfeito bloco, contendo em destaque e em bellos chrystaes, os elementos componentes do granito, estando reservado ao eminente geologo Paulo Choffat o encontro do primeiro gneiss. A serra esteve até 1888 entregue ao vandalismo dos naturaes, que, mais por ignorancia do que por malvadez, a transformaram amiudadas vezes em largo braseiro, que a pouco e pouco ia destruindo a riqueza dos povos limitrophes, a amenidade do clima e tanta e tão vriada preciosidade da fauna e flora.

Por fim, um homem cheio de emergia e boa vontade de ser util á sua patria, e que honrou como ainda nenhum outro as cadeiras do poder a instancias de El-Rei o Senhor D. Luiz I, submetteu a serra ao regimen florestal. Esse homem, que sabia de tudo, porque tudo estudava, que deu á agricultura nacional o maior impulso e reformou a sua secretaria, dando-lhe, por completo, uma nova e benefica orientação, rasgando-lhe novos horisontes, foi Emygdio Navarro.

Trazendo para aqui os nomes de profissionaes e distinctos amadores naturalistas, que, com enthusiasmo, teem estudado e explorado a serra do Gerez, seria um crime não lhes colocar á direita os daquelles que, com verdadeira dedicação, sacrificios e acertadas providencias salvaram, no desempenho das suas elevadas funcções officiaes, tanta belleza, pondo um dique á devastação, fomentando a economia indigena, e revestindo os resequidos e desoladores escalvados com variada e abundante collecção das mais belas essencias florestaes: Pedro Roberto da Cunha e Silva, Adolpho de Oliveira, Carlos Eugenio de Oliveira Carvalho, Ephecto de Magalhães Mesquita, Julio Maria Vianna, Antonio Mendes de Almeida, Cerqueira Machado e Tude M. de Sousa são os grandes amigos e transformadores da serra e a quem ella e o paiz muito devem.

 As suas afamadas aguas thermaes tiveram tambem dois grandes apostolos, Andrade Gramacho e Ricardo Jorge, que tornando-as conhecidas, atrahiram ao Gerez avultada e variada clientella, que, concluida a sua cura, vae levar á Europa, á Africa, á America do Sul, a confirmação da celebre divisa  Oegri surgunt Sani.

Amadores de excursões que nunca perdiam o ensejo de passar um dia ou uma noite na serra temos, e dos mais cotados, Ramalho Ortigão, Carlos Lobo de Avila, José Maria de Alpoim, viscomde de Guilhomil, e muitos outros que ali iam, chamados pela finura das aguas, pureza do ar e frescura das sombras.”

No final do artigo a redação da IP transcreve as condições de inscrição e programa da caçada agendada para 15, 16 e 17 de setembro.

Expedição ao Gerês


Referência bibliográfica

José Tomás de Sousa Pereira - "A 15 dias da Caçada" in Illustração Portugueza de 31 de Agosto de 1908, nº. 132-2s, p. 7 p. (páginas completas). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3762.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciências da Natureza

Viagem/Expedição
Palavras Chave


Notícia