Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.3765)

Artigo com 6 fotografias, de A. Mendes de Almeida (1), da Fotografia Nacional (2), de A. Rebello Vaente (3), que realça o facto de a expedição anunicada nos números anteriores ter início no dia seguinte, dia 15 de setembro.

Retoma algumas das questões já introduzidas nos artigos anteriores, nomeadamente a necessidade de estudar as espécies da serra do Gerês.

“Terminada essa grande jornada alpina estará resolvido o interessante problema d sobrevivência do ibex hispanico no Gerez. Essa resolução, são os naturalistas que a esperam, porque o serrano jamais duvidou de que a cabra montez continue habitando os recessos agrestes da montanha. (...)

Se assim acontecer, não só ficará desfeita, de um modo definitivo, a duvida scientifica, como teremos tambem, pela primeira vez, individuos apropriados para fazer a descripção exacta da variedade gereziana da cabra dos Alpes, dos Pyrineus e da Serra Nevada.”

Descreve as características dos espécimes conhecidos e estudados.

“Não é evidentemente uma diagnose scientifica, nem para publicações de tal genero se presta a Illustração Portuguez; basta, comtudo, como pintura do facies caracteristico da nossa cabra bravia. Completa, deu nos recentemente, o Sr. Ricardo Jorge, no seu primoroso artigo do Seculo, a descripção da femea decrepita que, há dezoito annos, se deixou capturar ao pé da casa da guarda de Albergaria.”

(...)

“Enquanto os caçadores esperam nas portas a caça grossa ou batem a charrela nas chans, os naturalistas occupamse da sua tarefa scientifica. E neste ponto é que, francamente o confessamos, não conseguiu a Illustração Portugueza satisfazer inteiramente as suas ambições. Faltaram-lhe algumas caliosas collaborações com que contava: Os srs. Dr. Carlos França, - o distincto physiologista e um dos poucos conhecedores que temos de animaes inferiores, - Anthero de Seabra, - que tão notaveis trabalhos de coleopterologia tem publicado recentemente, e a quem se deve tambem o ultimo catalogo geral dos nossos mammiferos, - e Anugusto Nobre, - o incançavel e disvellado trabalhador, que é hoje o primeiro malacologista portuguez e ao mesmo tempo um ichtyologista competente, - haviam planeado fazer parte da caravana que ámanhã começa a atacar o Gerez. Circumstancias estranhas á sua vontade impediram, porém, á ultima hora, esses illustres homens de estudo de nos acompanhar, e a sua ausencia todos a deplorarão comnosco pelo prejuizo que della reverte para a sciencia.

Encointrar-se-hão, comtudo, no Gerez, quatro naturalistas não menos illustres: os rev. Joaquim da Silva Tavares, - o eminente cecidiologo, cujo nome representa hoje uma reputação europêa na sua especialidade, - Alphonse Luisier, auctor de trabalhos valiosos sobre os musgos da Madeira e do continente, e que se occupará do estudo das phanerogramas e byrophytas da serra, - Camillo Torrend, - auctorisado mycologo, que tem actualmente em publicação um flora geral das nossas mycomycetas, - e Oliveira Pinto, - que é um indefeso entomolojista e ao mesmo tempo um excellente photographo amador, que nos trará, seguramente, alguns bellos clichés novos da gloriosa montanha.

(...)

Dois naturalistas dos que deixamos indicados occupar-se-hão da caça dos insectos do Gerez. Ficou dito que o fallecimento do professor Paulino de Oliveira, a quem tanto deveu a zoologia nacional, incluiu nos seus catalogos geraes algumas especies de coleopteros e de hemipteros da serra. (...)”


Referência bibliográfica

n. id. - "A Excursão ao Gerez – Os Caçadores e os Naturalistas na Serra" in Illustração Portugueza de 14 de Setembro de 1908, nº. 134-2s, p. 5p. (páginas completas). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=3765.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Ciências da Natureza

Viagem/Expedição
Palavras Chave


Notícia