Texto da entrada (ID.418)
Foi Barthélemy Thimonnier, um dos inventores da machina de costura, que , sendo alfaiate, pensou desde muitos annos na maneira de mechanicamente simplificar e accelaerar o processo de coser.
Trabalhou durante quatro annos sem descanço, na sua nova invenção.
(..) Em 1829 construiu uma pequena machina de pedal que fazia correctamente o ponto de cadeia, machina que está exposta actualmente no museu de historia dos tecidos de Lyon.
Se mais não conseguiu foi porque Thimonnier não tinha conhecimentos alguns de desenho linear e de mechanica. ( relato da vida do inventor, da sua associação a um engenheiro, e posterior construção de 80 máquinas. Este facto prejudicou os alfaiates de Paris, que invadiram as suas oficinas, quebraram as maquinas e quase o mataram. Processsaram-no, o que levou o inventor a regressar à sua terra natal, onde aperfeiçoou o seu invento. Em 1834 regressou a Paris mas não foi bem acolhido, regressou de novo a Amplepuis, andava de feira em feira a mostrar o seu invento, encontrou um investidor mas foi de novo traido pela revolução de 1848, o o incendio da sua fabrica. Já com 55 anos foi expor a sua máquina em Inglaterra. Em 1855 obteve uma medalha de ouro numa exposição. Refere-se que Singer e Howe, que se tinham inspirado na invenção de Thimonnier, se tornaram milionários em Inglaterra. Na comemoração do cinquentenário da invenção da maq. De costura vão erigir uma estátua a Thimonnier em Amplepuis.)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "As grandes invenções ... e os pobres inventores"
in Diário dos Açores
de 30 de Outubro de 1907, nº. 4925, p. 1 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=418.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Vida Urbana
Palavras Chave
Notícia