Texto da entrada (ID.43)
O professor R. L. Garner, que ha dias se encontra em Lisboa, de passagem para Africa, onde vae continuar os estudos a que ha 16 annos se entrega, sobre a linguagem dos primatas, especialmente dos anthropomorphos (chinpanzé, orangoutango, etc.) visitou no domingo o Jardim Zoologico examinando detidamente a collecção dos quadrumanos.
O distincto naturalista, que conhece os melhores jardins zoologicos da Europa e da America, referiu-se nos termos mais lisongeiros a numerosa collecção de quadrumanos do nosso Jardim e a commoda e conveniente installação das differentes espécies, reconhecendo as excellentes condições em que ali vivem alguns cynocephalos, de notavel corpolencia como são os maimon (Mandri), os anubis (Papião) e o doguera. Este ultimo vive no jardim ha 18 annos.
Examinou com muito interesse alguns exemplares ali nascidos, entre elles um mandril (hoje completamente adulto) e vários cercopilhicos), admirando-se muito de que no Jardim Zoologico de Lisboa se tenham obtido productos do cruzamento dos cynocephalos anubis com o babuino e o hamadryas, do babuino com o Níger e do cercopithecos callitrochus com o saboens, d’este ultimo numerosos.
Se o professor Garner voltasse hontem ao Jardim teria occasião de ver ali um novo producto do cruzamento do cynocephalo anubis com babuino nascido hontem e que é um dos mais curiosos que teem apparecido no parque de Palhavã e ainda no antigo parque.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Jardim Zoologico"
in Diário de Notícias
de 21 de Agosto de 1900, nº. 12:467, p. 2 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=43.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Palavras Chave
Notícia