Texto da entrada (ID.450)
São numerosas as tentativas de esterilisação do leite, sobre a qual se teem escrito memorias sem conta e volumosas monographias, encarando o problema pelo lado economico, hygienico e industrial.
Muitos processos teem sido inventados para obter a conservação do leite, sem prejudicar as suas excelentes qualidades nutritivas, quer se trate de pequenas quantidades para uso domestico, quer se intente a preparação de grandes porções com fins industriaes.
Justifica-se muito bem esta insistencia e esta transformação incessante de systema de conservar o leite, olhando a importancia que esta bebida por excelencia tem no consumo publico não só na alimentação geral, mas particularmente na das creanças e dos doentes, para os quaes constitue tantas vezes exclusivo sustento.
Atendendo ás necessidades que este produto satisfaz, não é de mais a preocupação industrial de fazer da sua manipulação em ponto grande um trabalho de fabrica, em que merecem ser aproveitados bons capitaes e bem orientados esforços.
É sobretudo na exploração das conservas de leite por grandes periodos que a manufactura mais tende a exercer-se e é com certeza essa uma das partes mais arduas do problema , pela dificuldade em conseguir um producto obedecendo ao mesmo tempo ás exigencias da saude publica e do comercio.
De todos os processos empregados para este fim o mais commum e quasi empiricamente seguido é o da concentração, que se reduz essencialmente a tirar ao leite parte da agua por evaporação, dividindo-o em latas que servem para exportação longiqua.
Conhecendo as objecções que ainda hoje existem à creação de gado vaccum nos paizes quentes e o recurso existente no leite artificializado, ter-se-á a idea da enorme p. 2 vantagem que advem de alcançar uma boa preparação lactea. É por isso que as tentativas mais modernas procuram aperfeiçoar de preferencia as formas secas, sem duvida as mais estaveis, as mais leves e de mais facil transporte, senão ainda as mais baratas e isentas de inconvenientes.
Antigamente usava-se a dessecação parcial do leite, a qual reduzindo a proporção da agua faz o que se chama leite concentrado, muito em voga ainda em alguns cantões da Suissa e da França, e que por muito tempo foi destinado á exportação e ás viagens.
O adiantamento da sciencia pastoriana, o estudo especial das fermentações e dos diversos meios de esterelisação fornecem hoje os meios de melhor conseguir o “desidereatum” da hygiene e da industria.
(continua)
Referência bibliográfica
J. Bettencourt Ferreira - "Actualidades - Pela Sciencia - A conservação do leite – purificação industrial – leite condensado e esterilizado – pastorisação e esterelização – vantagens e inconvenientes destas operações – leite secco (pó de leite) – novos processos de fabricação – valor alimentar, economico e sanitario deste producto"
in Diário dos Açores
de 20 de Novembro de 1907, nº. 4942, p. 1-2 (col. 6; 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=450.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia