(conclusão)
É claro que o mesmo se faz com o leite desnatado, evitando assim o inconveniente da alteração das materias gordas, que rançam por fim de tempo e detereoram as conservas de muito tempo.
Modernamente outros machinismos operam a transformação do leite em pó, dispensando a acção de elevadas temperaturas. O liquido é depurado pela contrifugação e pelo resfriamento e em seguida sofre ao mesmo tempo a evaporação e o efeito do vacuo parcial por meio de um aspirador, durante 3 a 4 horas, o que produz um resultado equivalente a uma prolongada fervura, sem que seja excedida a temperatura de 40º. Com esta consideravel modificação consegue-se purificar o liquido, sem alteração das p.2 propriedades chimicas e portanto sem prejudicar as suas qualidades digestivas. O residuo, segundo esta nova invenção, é dessecado por uma corrente de ar frio e seco, e a pasta resultante pulverisada pelo choque de bolas de porcelana. A electricidade intervem quando o leite se acha no evaporador; a sua influencia parece ser ao mesmo tempo chimica e biologica, dissociando o assucar e matando os germens da fermentação.
A pureza desta tenue poeira alimentar assim preparada, julga-se completa. O exame bacteriologico feito no laboratorio Carnegie, em repetidissimas analyses (400), provou a sua conservação indefinida. Restava comprovar o seu valor nutritivo.
As experiencias realisadas neste sentido pela repartição de saude de Nova York decidiram completamente a favor do novo producto; 850 creanças de 5 dias a 2 annos, em boas condições physicas, foram alimentadas exclusivamente, duranre 4 mezes, com o leite em pó, debaixo de rigorosa vigilancia, para não atraiçoar a verificação experimental.
Não só este grupo infantil não houve a registar nenhum obito, mas notou-se tambem um regular augmento de peso.
Ficou pois dignamente considerado pela sciencia o leite seco como um alimento de primeira ordem, isento de germes pathogenicos e de fermento putrefacientes.
Imagina-se facilmente o alcance economico industrial e sanitario do novo lacticinio, cuja extensão é já bastante grande na America, na Alemanha, Inglaterra, Russia, Italia, Belgica, Suissa, França, Argentina e Nova Zelandia.
O seu aproveitamento faz-se como provisão para as viagens de longo curso, expedições, colonias, etc, assim como na alimentação artificial ou mista das creanças, na fabricação dos chocolates, á qual presta um incremento que permitte ampliar o valor nutritivo destes preparados, melhorando a qualidade delles.
A instalação das machinas não é custosa em excesso, sendo portanto este um ramo industrial facil de estabelecer em qualquer parte onde possam funcionar pequenos motores que sem duvida dariam em muitas localidades do nosso pais, onde a abundancia de leite é invejavel, um rendimento nada para desprezar.
J. Bettencourt Ferreira
J. Bettencourt Ferreira - "Actualidades - Pela Sciencia - A conservação do leite – purificação industrial – leite condensado e esterilizado – pastorisação e esterelização – vantagens e inconvenientes destas operações – leite secco (pó de leite) – novos processos de fabricação – valor alimentar, economico e sanitario deste producto"
in Diário dos Açores
de 23 de Novembro de 1907, nº. 4945, p. 1-2 (col. 6; 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=456.