Texto da entrada (ID.47)
Enviados no transporte «Africa», pelo actual governador interino da provincia de Moçambique, o sr. capitão de fragata Julio José Marques da Costa, chegaram ha pouco a Lisboa, com destino ao Museu dos Serviços Geologicos, tres volumes contendo uma preciosissima collecção de fosseis dos terrenos mesozoicos, colhidos a pouca distancia da foz do rio de Conducia, na costa ao norte da ilha de Moçambique.
Esta collecção veiu ao cuidado do digno commandante do mesmo transporte de guerra, o sr. capitão de fragata Manuel Lourenço Vasco de Carvalho.
A existencia do citado jazigo fossilifero fôra primeiro revelada pelo explorador allemão Peters em 1813, que de lá trouxe um Ammonito para o museu de Berlim.
Desde essa epocha nunca mais houve no nosso mundo scientifico noticia do jazigo de Conducia, apesar de repetidas instancias para se obterem especimens ou esclarecimentos junto de varias pessoas que partiam da metropole para a Africa Oriental, e que, não obstante os bons desejos de alguns, não lograram ter ensejo de satisfazer taes solicitações.
Os naturalistas mandados pelo governo allemão para estudarem as suas possessões da Africa Oriental, limitrophes da nossa, tem n’estes ultimos annos publicado valiosas descripções e mappas d’aquelles territorios, mas o andar geologico a que pertence o jazigo fossifero de Conducia não está n’elles representado.
O museu da direcção dos Serviços Geologicos já em julho do anno passado recebera tambem obsequiosamente do illustrado e benemerito official, o sr. Marques da Costa, então governador do districto de Moçambique, uma serie muito interessante de exemplares de moluscos e de polypeiros da costa maritima, e bem assim algumas amostras de mineraes do mesmo districto.
Existe tambem na direcção dos Serviços Geologicos, para ser estudada, uma collecção de rochas colligidas pelo rev. José Severiano da Silva, zeloso collaborador nas missões do Espirito Santo da provincia de Angola.
As referidas rochas são provenientes da Serra de Chella e da região entre Huilla e rio Cunene, vizinha da fronteira da Africa allemã do sul.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Fosseis da nossa Africa"
in Diário de Notícias
de 3 de Abril de 1900, nº. 12:328, p. 1 (col. 11). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=47.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Palavras Chave
Notícia