Texto da entrada (ID.477)
Esta industria passa actualmente, em França, por uma crise séria, que parece accentuar-se cada vez mais, tendo já attingido casas importantes. Era facil prever tal acontecimento; não podia o desenvolvimento d’esta industria alcançar o grau que alcançou n’estes ultimos annos sem um reactivo.
Sendo as ultimas estatisticas, circulavam em França, a 31 de dezembro de 1906, 14:555 automoveis, com mais de dois logares, e na força média de 15 cavallos cada um. Além de outras causas, como por exemplo, o preço ainda excessivo dos automoveis e o custo da sua manutenção, ha a notar como essencial a concorrencia de industrias similares no extrangeiro. Além d’isso a clientella rica, para a qual a adopção do automovel foi, em parte, uma questão de moda e de snobismo, deve estar mais ou menos saturada. Parece, pois, que o futuro d’esta industria deve estar sobretudo no desenvolvimento da construcção de carros ligeiros e economicos, na democratisação d’este meio de transporte luxuoso, no automobilismo agricola, transporte de mercadorias, etc.
Referência bibliográfica
Iman - "Revista Scientifica - Diversas notícias - (de La Nature) - A crise da industria de automoveis"
in Diário dos Açores
de 4 de Dezembro de 1907, nº. 4954, p. 1 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=477.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia