Texto da entrada (ID.484)
Ha alguns mezes, um sabio allemão, o professor Korn, de Munich, perante uma assembleia notavel, demonstrou a possibilidade de transmittir as imagens a distancia. A telephotographia ficava sendo um facto. Todavia não passava de um triumpho de laboratorio, porque o emprego do selenis nos apparelhos do professor Korne offerecia na prática inconvenientes, não sendo um agente absolutamente seguro. Além d’isso o mechanismo da telephotographia, segundo o systema Korne, era tão volumoso como complexo.
Ora, um jovem engenheiro francez, Eduardo Belin, acaba de inventar um apparelho prodigiosamente simples e que transmitte as imagens, sem a intervenção de selenio, pelos simples jogo de auxiliares electricos e photographicos, sendo um manejo tão facil, que em cinco minutos póde executar-se a expedição ou a recepção de uma imagem qualquer.
Fizeram-se experiencias perante alguns sabios, que deram como resolvido o problema da transmissão das imagens a distancia. Alguns jornaes francezes, dando notícia d’esta importante descoberta, inserem a reproducção de um retrato transmittido pelo novo apparelho.
Referência bibliográfica
Mercurio - "Casos e notas - Transmissão da imagem a distancia"
in Diário dos Açores
de 11 de Dezembro de 1907, nº. 4960, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=484.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Arte e Representação
Palavras Chave
Notícia