Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.485)

Continuação

O que é a depuração das aguas de esgoto?

É a decomposição ou desintegração molecular de todas as substancias organicas, mais ou menos complexas, que n’essas aguas impuras se contêm, e, a sua mineralisação ou reducção a corpos mineraes.

As materias organicas naturaes, assim denominadas por se encontrarem nos orgãos dos viventes, são apenas combinações de corpos mineraes.

No seu maior estado de complexidade compõem-se em regra de quatro elementos: corbone, hydrogenio, oxigenio e azote, associados por vezes com o enxofre, phosphoro, arsenico, ferro, manganez, metaes alcalinos e outros.

Todo o liquido carregado de impurezas estará pois depurado completamente quando todas as materias organicas n’elle contidas tenham sido decompostas e transformadas em corpos mineraes; isto é, que se transformem essas substancias em nitratos, azote livre, hydrogenio, acido carbonico hydrocarbonetos gazosos, agua, etc.

Pela acção natural soa microbios consegue-se este extraordinario trabalho reductor em camaras proprias denominadas deluidores septicos.

É pois a depuração biologica o unico meio racional e economico de eliminar a  materia organica impura porque é o aproveitamento das forças que a natureza emprega no grande e perpetuo trabalho da transformação da materia.

É tambem de todos o mais economico, porque uma vez construidas as camaras proprias para se realisar a fermentação, o trabalho é constante, não exigindo outros cuidados ou despezas.

Empregal-o é ser coherente e pratico, á attender a uma das mais eloquentes e imperiosas necessidades e condições de vida: a “Hygiene Publica” sem a qual não se póde comprehender o desenvolvimento, a riqueza e a felicidade dos povos.

São os microbios que destroem os cadaveres abandonados na superficie da terra, enterrados no subsolo, ou cuidadosamente guardados em ricas urnas.

São elles que produzem a fermentação putrida e perigosissima das estrumeiras.

São os microbios que nos grandes volumes de aguas correntes dos rios, fazem a eliminação das materias impuras que as povoações marginaes n’ellas descarregam.

Nos campos de irrigação e filtração das aguas de esgotos, são ainda estes minusculos seres que transformam as impurezas em elementos gazozos, que se evolam para a atmosphera e em nitratos de cal que alimentam as plantas.

São pois os microbios a quem a natureza, na sua omnipotente vontade, incumbe da transformação da materia que nos diliuidores septicos e no septic tank transformam, mineralisam e portanto eliminam as impurezas dos esgotos, da forma mais racional, effectiva e economica.

O que é pois a depuração biologica das aguas de esgoto? É a resolução do mais grave problema que durante seculos tem preocupado as populações: - o problema do saneamento urbano.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "A hygiene publica em S. Miguel - Serviço digno de recommendar-se" in Diário dos Açores de 11 de Dezembro de 1907, nº. 4960, p. 1 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=485.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Opinião

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Palavras Chave


Notícia