Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.491)

O povo na sua logica ingenua, na instinctiva approximação dos factos, tem sempre comparado o corpo humano a uma machina (...) thermica.

Entre a introducção do carvão na fornalha d’um engenho e a ingestão d’um almoço ou d’ um jantar ha uma relação tão intima, que bem se pode dizer que ambos esses actos teem por fim dar o movimento nas suas diversas particularidades e divisões a esses organismos complexos que se chamam a machina industrial e a machina humana.

Na verdade, o alimento é um verdadeiro combustivel que tem de vencer pelo calorico fornecido, as perdas thermicas devidas à influencia do meio mantendo o calor animal, e todo o trabalho organico, o que demanda uma notavel transformação de energia colorifica em energia viva. Quer dizer: o ser vivo precisa de alimentar-se para não resfriar e para poder produzir trabalho.

Partindo destes principios physiologicos, absolutamente exactos, houve quem pensasse em que, se um individuo se conservasse n’um ambiente de temperatura constantemente egual á temperatura media do corpo humano, permanecendo ahi em perfeita tranquilidade, sem despender a mais pequena parcella d’energia em movimentos exteriores, esse individuo poderia viver sem alimento. E assim se encontraria a chave do segredo de todos os Papus, de todos os jejuadores que espantam as multidões com a sua energia e ausencia d’alimento dentro d’aparatosas urnas de crystal.

Mas não é tão simples o phenomeno como pode parecer à primeira vista, e a exhibição não passa com certeza sem o seu truc especial.

Conclue


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Actualidades - Pela Sciencia - A alimentação e o somno" in Diário dos Açores de 18 de Dezembro de 1907, nº. 4966, p. 1 (col. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=491.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Palavras Chave


Notícia