Diluidor septico automatico
É uma camara biologica, completamente fechada, tendo interiormente disposições apropriadas, com um tubo de entrada, outro de saida e um postigo de inspecção collocado no tampo, fechando com um autoclave. Este apparelho forma um corpo unico, tem geralmente a forma rectangular, podendo porem ser cylindrico ou polygonal, e, fabrica-se em chapas de ferro galvanisado ou em cimento armado.
O tubo de entrada dos dejectos e liquidos é geralmente vertical ficando a bocca de forma afunilada collocada no tampo superior.
O tubo que dá saida aos liquidos é collocado lateralmente em sentido horisontal.
Assentamento do diluidor septico
O diluidor septico sempre que seja possivel deve-se assentar no terreno, mesmo junto das habitações, no posto onde sae o cano de despejo das retretes, pias de cosinha, casas de banho, etc., porém muitos casos se podem dar em que convirá collocal-o afastado da habitação.
Se o diluidor poder ser collocado junto do edificio a servir então põe-se em posição tal que o tubo de entrada, em forma de funil que existe no tampo, possa receber a canalisação da casa; para isso se enterrará mais ou menos o diluidor no terreno.
Quando o diluidor tenha de ficar a distancia, prolonga-se a canalisação dos esgotos onde for preciso, e ahi se fará a ligação. Se houver já no local uma das fossas usuaes, tão condemnadas e perigosas, póde-se aproveitar esse local depois de limpo para ahi assentar o diluidor.
Qualquer que seja o ponto escolhido para o diluidor septico, é indispensável attender ás seguintes prescrições: - 1º Assentar o diluidor de forma que fique em posição vertical, e o funil e tampo, horisontal, o que se consegue facilmente por meio d’um fio de prumo applicado ás paredes exteriores do diluidor ou por meio d’um nível qualquer assente sobre o tampo, n’essa occasião se irá atacando por baixo com terra até ficar na devida posição. – 2º Depois de ligada a canalisação dos esgotos com o tubo de entrada do diluidor, que é de forma afunilada, ataca-se a junta com cimento para estabelecer vedação perfeita. – 3º Assente o diluidor, e, estabelecida a sua ligação com o cano de despejos enche-se de agua limpa até transbordar pelo tubo de saida, feito isto fica o apparelho prompto a funccionar.
Como funcciona o diluidor septico
Este aparelho trabalha como um estomago digerindo tudo o que se lhe deite: aguas sujas, fezes, materias organicas de qualquer natureza, trapo, etc, tudo é transformado, pela acção dos microbios que dentro d’elle se desenvolvem, em liquido levemente amarellado que expelle pelo tubo de saida, todas as vezes que para dentro do diluidor se faça qualquer despejo.
O diluidor funcciona assim durante annos sem ser preciso limpal-o ou abril-o e a transformação das materias que recebe opera-se apenas n’algumas horas. Quando se tenha de limpar o diluidor septico é apenas para retirar: areias, fragmentos de louça, metaes ou outros corpos imputrescíveis ou inertes que por descuido para elle tenham sido lançados; essa extracção far-se-ha abrindo o autoclave.
Destino a dar ao liquido que sae do diluidor septico
Esse liquido, muito rico como adubo para as terras cultivadas, poderá ser empregado em irrigação, para o que se fará descarregar as aguas para regueiras de distribuição abertas no terreno ou para um deposito apropriado. No caso de se lhe não querer dar este destino, prolonga-se o tubo de descarga do diluidor em cano de manilhas, de pequeno diametro, (visto ser só para lliquidos) e leva-se o liquido a qualquer ponto ou se descarrega para qualquer valla, ribeira ou rio.
Casos póde haver em que o terreno seja horisontal e se não possa dar sahida aos liquidos, n’este caso p. 2 se o terreno fôr poroso abre-se um pequeno fôsso onde o liquido se infiltrará e no caso contrario faz-se concorrer a um deposito e d’ahi se extrahirá o liquido sempre que seja necessario.
Não convem deixar estagnar o liquido saido do diluidor, que exalaria mau cheiro, como toda e qualquer agua. Quando não haja sahida nem consumo para esse liquido e tendo de o deixar estagnar convem deitar-lhe uma solução de crésyl, a 3% ou simplesmente sulfato de ferro a 10%.
Vantagens do diluidor septico
Emimina os esgotos das habitações com a mais absoluta hygiene e sem perigos para a saude.
Permitte acabar com as fossas rotas, fixas, estrumeiras, fossas Mouras e outros condemnaveis systemas que ahi vemos provocando a insalubridade do nosso paiz.
Não necessita de limpeza e transforma por si sem encargos ou cuidados todas as materias organicas e defectos em liquido consideravelmente depurado e inoffensivo.
O seu preço é sensivelmente menor ao do outra qualquer fossa, devidamente construida.
Occupa pouco espaço variando a sua capacidade até 30 pessoas entre 1m3 a 1m3,5 approximadamente.
Pode-se mudar d’um logar para outro.
Não exhala maus cheiros.
Resolve o grave problema de saneamento da habitação, villas ou cidades.
É completamente impermeavel e baseado sobre dados scientificos está já prestando grandes serviços à hygiene.
Septic Tank
O systema do Septic Tank está hoje generalisado na Europa e America; só na Inglaterra mais de 120 povoações e cidades das quaes as mais importantes são Morecambe com 80.000 almas,(...)
N’este interessante systema o mais economico e perfeito até hoje conhecido, os esgotos captados por canalisação propria são conduzidos a camaras de fermentação onde sem auxilio de quaesquer outros meios, e simplesmente pelo trabalho das bacterias que existem no nosso organismo e nas aguas, se solubilisam e purificam até certo ponto, d’essas camaras scientificamente calculadas segue por engenhoso processo e por distribuidor automatico a grandes leitos de filtração, tanques cheios de substancias filtrantes com disposições proprias, onde outros fermentos naturaes ou bacterias intervem mineralisando por completo a substancia organica.
[n.d.] - "A hygiene publica em S. Miguel - Serviço digno de recommendar-se "
in Diário dos Açores
de 18 de Dezembro de 1907, nº. 4966, p. 1-2 (col. 5-6; 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=492.