Texto da entrada (ID.496)
Avalia-se em 3,5 milhões de cavallos-vapor, a potencia das quedas do Niagara. Com as actuaes machinas a vapor seriam necessarias 50 milhões de toneladas de carvão por anno, para effectuar egual potencia. Avaliando-se em 250 francos por cavallo e por anno o custo da energia com motores a vapor, e como a potencia electrica se vende no Niagara a 75 francos por cavallo e por anno, vê-se que a completa utilisação das quedas, traria ao paiz uma economia de 612 milhões de francos, annualmente. As fabricas eletricas teem-se multiplicado rapidamente em torno do Niagara: fabricas de graphite e esmeril artificiaes, de aluminio, de soda, de potassa, etc, etc.
As concessões feitas representam 35 por 100 da energia total das quedas.
Actualmente grande número de americanos inquietam-se com este intenso desenvolvimento industrial, que ameaça destruir o aspecto pittoresco das cataratas, tendo-se formado uma violenta campanha nos Estados-Unidos, para combater, em nome da esthetica, toda a nova concessão hydro-electrica, com origem no Niagara.
Referência bibliográfica
Iman - "Revista Scientifica - Diversas notícias - (de La Nature) - As cataratas do Niagara"
in Diário dos Açores
de 23 de Dezembro de 1907, nº. 4970, p. 1 (col. 1-2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=496.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Indústria
Outros
Palavras Chave
Notícia