Texto da entrada (ID.497)
Um viajante naturalista, M. G. Vasse, deu ultimamente interessantes noticias sobre a sorte actual dos elephantes em Africa. Segundo o mesmo viajante, o desgraçado pachyderme é perseguido por um verdadeiro exercito, mais de 50:000 negros sem falar em numerosos caçadores europeus, estão equipados para lhe dar caça, podendo-se avaliar entre 25 a 30:000 elephantes que morrem annualmente. Alem d’isso a femea do elephante não reprodruz senão depois dos 16 annos, e de dois em dois annos. Isto é, o elephante, se não se põe cobro a este barbaro genero de caça, está proximo a desapparecer. Diz o dr.Vasse que comtudo, se poderia pôr côbro a esta matança tão barbara, como imprudente sob o ponto de vista economico. Para isto era necessario generalisar em Africa, a legislação allemã ou ingleza, uma licença de elevado pagamento, para obter o direito de matar sómente dois machos, como além d’isso, novo pagamento oneroso para abater qualquer elephante a mais. Isto só para os machos porque o caçador que abater uma femea sujeita-se a uma multa muitissimo elevada.
Propõe tambem o sr. Vasse, que fosse interdicta a venda das defezas (dente) cujo pezo fosse inferior a 7 kilos, para assim obstar á caça das femeas e elephantes novos. Emfim, isto seria o mais efficaz – mas cita-se a formação d’uma organisação interncional para esta obra de protecção, e que impedisse, periodicamente a caça dos elephantes por muitos annos.
Referência bibliográfica
Iman - "Revista Scientifica - Diversas notícias - (de La Nature) - A protecção do elephante em Africa"
in Diário dos Açores
de 23 de Dezembro de 1907, nº. 4970, p. 1 (col. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=497.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Palavras Chave
Notícia