Texto da entrada (ID.536)
Os homens da sciencia, depois de propagandear as vantagens da esterilisação de alimentos e bebidas, submettendo a successivas experiencias o leite, a agua, ás conservas e quasi todos os productos alimenticios, acabam, segundo a recente descoberta de bacteriologistas agricolas, de iniciar uma campanha a favor da esterilisação do solo. Não é exclusivamente pelo simples prazer de desinfectar a terra que os homens da sciencia acconselham esse estranho methodo. Provam que, adoptando-o, augmenta a fertilidade do solo e as colheitas passam a ser duas vezes mais abundantes.
Foram os drs. Russel e Hitchinson que n’esse sentido procederam a curiosas perquizas no laboratorio da estação experimental da agricultura de Sothamsted, dependente da Universidade de Cambridge. Reconheceram os drs. Russel e Hitchinson, ha tempos, que, aquecido o sólo, durante uma ou duas horas a temperatura da agua a ferver, ou exposto ao vapor do chloroformio, do sulphureto do carbonio ou outros antisepticos volateis, a sua productividade augmenta em grande proporção. Pelo processo do aquecimento esta productividade duplica e o maravilhoso effeito da esterelisação persiste durante um anno ou dois.
Attribue-se esta fertilidade á funcção de maior quantidade de ammoniaco na terra e os drs. Russel e Hitchinson estão convencidos que o seu methodo marca o ponto de partida para applicações de extrema utilidade na agricultura.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - A esterilisação do solo"
in Diário dos Açores
de 25 de Janeiro de 1910, nº. 5580, p. 1 (col. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=536.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Palavras Chave
Notícia