Texto da entrada (ID.538)
Theodoro Kocher professor da faculdade de medicina em Berne, recebeu o premio de medicina. Tem sessenta e oito annos. Antes dos seus trabalhos, o bossio era considerado incuravel. Foi elle quem demonstrou que a ablação da thyroidea provoca o eretinismo e a morte. Estes estudos, que communicou pela primeira vez n’um congresso cirurgico em Berlim, tiveram universal exito. Hoje, a cirurgia, guiada pelos seus trabalhos, prescreve a ablação do bossio, mas respeita a glandula de que elle depende. O illustre medico fez mais de duas mil d’estas operações.
O premio de physica, coube a duas pessoas. A primeira é o celebre Marconi cujas experiencias sobre telegraphia sem fios deram ao seu nome universal fama.
Marconi tem apenas trinta e quatro annos. O seu systema, que diga-se de passagem, não é universalmente adoptado, tem comtudo dado brilhantes resultados, chegando a communicar-se por elle entre a torre Eiffel e Marrocos.
O segundo contemplado com o premio de physica é Fernando Braun professor da Universidade de Strasburgo. Foram egualmente os seus trabalhos sobre telegraphia sem fio que fizeram com que lhe fosse concedido o premio Nobel.
Deve-se-lhe a invenção dos methodos que conduziram á syntonisação, pela qual está assegurado o segredo dos despachos transmittidos pelo processo Marconi.
(...)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Premios Nobel"
in Diário dos Açores
de 25 de Janeiro de 1910, nº. 5580, p. 1 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=538.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Outros
Personalidades
Palavras Chave
Notícia