Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.554)

Não sabemos se a estas horas estão ligadas nos Açores as estações telegrapho-postaes ás estações novas de telegraphia sem fios, estabelecendo-se assim a facil communicação entre umas e outras, de indispensavel commodidade para o publico.

Mas se nem todas communicam ainda entre si, algumas é de crer  que o possam fazer já. Dizemos isto na hypothese de se ter dado immediatamente execução ás ordens provenientes do misterio das obras publicas.

De facto, já o sr. ministro d’esta pasta, deu as ordens precisas para se proceder a esse serviço, julgado complementarmente necessario á instalação das novas estações, e que vinha sendo bastante reclamado em nome das conveniencias do publico.

Emquanto, porém, não esteja feita a ligação entre as estações telegrapho-postaes e da radio-telegraphicas, foi contractado pessoal destinado a levar às estações da rede telegraphica, as communicações recebidas pela telegraphia sem fios.

Qual o resultado das diligencias que o sr. governador civil empregou entre o governo para a reducção das taxas subordinadas ao pagamento dos telegrammas não o sabemos ainda.

Vamos entretanto, que é enorme o protesto contra a exorbitancia dos preços fixados, segundo o telegramma official que já tivemos ensejo de aqui inserir.

Da opposição que essa elevada taxa ergueu entre nós, sabe-o o leitor. Mas ao que ficou aqui dito em tal sentido, associamos hoje a apreciação feita tambem n’outros pontos.

Em relação à ilha de Santa Maria, escreveu o “Quinze de Agosto”:

“Está finalmente aberta ao serviço publico desde o dia 14 do corrente, a estação telegraphica d’esta ilha, com o que nos congratulamos.

Parece-nos porem, que em tal só servirá aos empregados e às auctoridades locaes quando estas precisarem transmittir algum telegramma official, pois em vista do elevadissimo preço (não se percebe o texto, tem falta de tinta)

(...)

Assim ficamos pagando uma tabella sem duvida exagerada com relação á das demais ilhas, que nos parece não terem mais direito do que nós a tal privilegio.

(...)


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Telegraphia sem fios" in Diário dos Açores de 14 de Fevereiro de 1910, nº. 5594, p. 1 (col. 1-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=554.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Comunicações

Palavras Chave


Notícia