Texto da entrada (ID.559)
O governo inglez fez construir dois dirigiveis. Um é do typo não rigido, sendo construido por engenheiros militares. O segundo, que sahirá dos estaleiros Vickers-Maxim, em Barrow, será de um typo absolutamente novo.
O mais impenetravel mysterio reinava á roda d’este ultimo, mas um correspondente do “Daily Mail” pôde alcançar a tal respeito algumas informações.
Parece que esse dirigivel será o maior que existe, devendo ter um comprimento de mais de 500 pés (mais de 151 metros), quando o maior dos “Zeppelin” só tem 133 metros. Como estes, será provido de uma carcassa metallica, provavelmente de aluminio e dividido por compartimentos. A força ascensional será de 20 toneladas, comprehendendo as barquinhas. Os dois motores serão do typo Walseley e de oito cylindros. Conta-se que terá uma velocidade de 72 kilometros á hora. O dirigivel não estará concluido antes de quatro mezes.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - O novo dirigivel inglez"
in Diário dos Açores
de 16 de Fevereiro de 1910, nº. 5596, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=559.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Sistema de Transporte
Palavras Chave
Notícia