Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.560)

Succede com frequencia, principalmente às crianças, engulir involuntariamente corpos extranhos, capazes de determinar lesões do estomago ou dos intestinos. Tratando-se de corpos duros, metalicos, que apresentem asperas ou pontas, ha vinte probabilidades contra uma de que esses mesmos corpos sejam expellidos pelas vias naturaes; porém que sem demora deve preocupar-nos é a possibilidade de que as ditas partes duras ou ponteagudas firam o tubo digestivo, pelo que pensará logo no modo de conjurar o perigo.

Este, effectivamente, conjura-se adoptando um processo que encontramos invocado numa revista profissional inglesa. Bastará fazer engulir á victima do accidente um pouco de algodão hydrophilo. É claro que para facilitar a deglutição do algodão torna-se indispensável envolvel-o em alguma coisa, servindo muito bem para isso o leite. Uma ou duas horas depois, a pessoa ingere uma taça de oleo de ricino e, passado pouco tempo verificar-se-á a expulsão do corpo extranho.

(...)

A acção benefica do algodão hydrophilo explica-se d’este modo: Por uma causa ignorada, os corpos extranhos caidos no estomago attrahem aquella substancia, que passa a formar em volta d’elles uma capa protectora, logo augmentada durante o trajecto nos intestinos, pelas materias fecaes.

Até agora aconselha-se para taes casos, o engulir um bocado de miolo de pão, mas esse processo nenhum resultado satisfactorio podia dar, por que a acção do suco digestivo desfaz o pão, não acontecendo com o algodãoa mesma coisa.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Para evitar o mal que os corpos extranhos possam produzir no estomago ou nos intestinos" in Diário dos Açores de 17 de Fevereiro de 1910, nº. 5597, p. 1 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=560.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Notícia Original

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Palavras Chave


Notícia