A lucta contra a febre typhoide preocupa ha muito tempo os mais celebres dos professores de medicina. Uns são partidarios da chamada theoria hydrica, ou seja da contaminação das pessoas sãs pelos germens typhicos, tendo como vehiculo a agua; outros, além desta theoria, tambem admittem a hypothese das pessoas sãs serem o vehiculo habitual dos bacillos de Eberth.
O professor Vincent, n’uma memoria que apresentou ha dias á Academia de Medicina de Paris, é de opinião que a origem hydrica tem um logar importante na etiologia da febre typhoide, o que não exclue a transmissão directa ou indirecta do bacillo typhico pelos “portadores de germens”. Tem-se constatado com frequencia que os cosinheiros, havendo preparado as comidas com as mãos sujas, provocaram casos de febre typhoide. Qualquer outra profissão alimentar facilita egualmente a transmissão dos bacillos. Os salchicheiros, os moços de restaurantes e os leiteiros podem, sem dar por isso, depositar germens typhicos nos alimentos destinados ao consumo publico.
O professor Vincent, está convencido de que para luctar efficazmente p.2 contra a febre typhoide que em cada anno, em França, ceifa 8 a 9.000 creaturas humanas, é necessario em primeiro logar vigiar a hygiene dos portadores de bacillos, creando para esse effeito, laboratorios bem montados e depois obstar á formação dos chamados reservatorios de microbios, evitanso que os typhosos contribuam, pelos seus descuidos, á propagação da doença.
Tratamento da “papeira”
O corpo thyroideu é uma glandula em forma de crescente situada na frente da larynge muito proximo do chamado pomo de Adão. É pouco visivel no estado normal, sob a pele do pescoço que a cobre e peza de ordinario 22 a 24 grammas, ás vezes, porém, sob a influencia de certas alterações, augmenta desmesuradamente, attingindo então o pezo de 120 a 130 grammas. É a papeira.
Em tempos observou-se que, sempre que a glandula thyroideia funccionava mal, o doente soffria uma degenerescencia de todo o organismo, que constituia uma idiotia especial denominada “cretinismo” ou “myxoedema”. Mais tarde a observação demonstrou que esse mau funcionamento se relacionava com uma serie de symptomas bem definidos e sempre os mesmos: enfraquecimento da actividade geral e da intelligencia, atonia do olhar, queda dos cabellos, da barba e das sobrancelhas. Na criança notava-se uma paragem no desenvolvimento physico e intellectual, a molleza da comprehensão, a tristesa e o abatimento.
Os ultimos trabalhos sobre o assumpto provam que n’um mesmo individuo a glandula thyroideia póde funccionar ora com insufficiencia ora com excesso. D’ahi as desordens do chamado “equilibrio thyroideu” caracterisadas pelos rheumatismos chronicos, a gota, a asthma, certas doenças de pelle, a enterite, a neurasthenia, etc. O tratamento geralmente empregado consiste em dar corpo thyroideu aos que teem falta d’elle, e em tirar uma parte do orgão quando a “papeira” é exuberante. O corpo thyroideu – em regra o do carneiro – é ministrado ao paciente em caldo ou sob a forma de “sandwiches” deliciosamente preparadas.
Sob a influencia de um tratamenteo judiciosamente applicado, verificam-se então resultados surprehendentes: os anões crescem, os idiotas tornam-se susceptiveis de receberem educação e as creaturas esgotadas reanimam as suas forças.