Texto da entrada (ID.585)
Madame Curie, a viuva do celebre descobridor do radio, em cujos trabalhos collaborou, herdando a sua cadeira depois da tragica morte do sabio investigador, concluiu uma série de experiencias da mais alta importancia, visto que contribuirão poderosamente para elucidar a mysteriosa questão da radio-actividade dos corpos.
Segundo a communicação feita por madame Curie á Academia de Sciences de Paris, a illustre investigadora conseguiu obter, no decurso de incessantes trabalhos, um decimo de milimetro de polonio, a maior quantidade que até agora se alcançou de tal substancia, e é importantissimo este resultado, porque o polonio, cinco mil vezes mais raro que o radio, é tambem dotado de uma maior radio-actividade.
Os estudos do polonio offerecem não obstante, o inconveniente de que emquanto que o radio mal soffre a perda de peso, pois calcula-se em mil annos o tempo necessario para que desappareça um atomo, o polonio destroe se com grande rapidez, tendo madame Curie nas suas experiencias observado que de um decimo de miligramma se perderam uns 50% em 140 dias.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - Descoberta scientifica"
in Diário dos Açores
de 7 de Março de 1910, nº. 5612, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=585.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Mulheres na Ciência
Palavras Chave
Notícia