Texto da entrada (ID.597)
Nos centros officiaes escandinavos ha algum tempo que se falla da construcção de um tunnel submarino que, sem ter a importancia do projectado através do canal da Mancha, é indiscutivel que trará ao commercio internacional grandes vantagens.
O projecto em discussão tem por objecto ligar Copenhague com Malmohus, isto é, a ilha dinamarqueza de Sceland com a cidade sueca de Malmohus.
O auctor do projecto é o engenheiro Quistaard.
Esse tunnel será reservado exclusivamente ao trafego ferro-viario.
A linha partirá da estação central, que se está construindo em Copenhague, dirigindo-se ao sudoéste da capital até Frederiksholm, d’onde, por uma ponte, chegará á ilha de Amager.
Ao sul d’esta ilha ficará situada a entrada do tunnel submarino, na sua primeira parte; depois o traçado voltará á superficie no ilhote de Satholm, que atravessará ao ar livre n’uma extensão de tres kilometros, para afundar-se de novo no segundo troço do tunnel, que desembocará a 500 metros de distancia no territorio da Suecia.
A profundidade média do tunnel será de dez metros e o comprimento total da linha 36 kilometros.
Na construcção dos tunneis submarinos empregar-se-ha um processo analogo ao seguido na construcção de Paris, que é o mais economico.
Se a obra fôr levada a cabo, como é de esperar, será de extraordinarias vantagens para o commercio da Allemanha e Dinamarca com a Suecia.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - Um tunnel submarino"
in Diário dos Açores
de 11 de Março de 1910, nº. 5616, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=597.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Outros
Palavras Chave
Notícia