Texto da entrada (ID.606)
Telegrapharam de S. Petersburgo annunciando o regresso das duas expedições polares, que partiram ha um anno das costas septentrionaes da Siberia.
Os membros de uma d’essas expedições são o capitão Sedof, o geologo Volossevitch, o astronomo Skvortsof e o geographo Yondini; e da outra o geologo Talmotchef e o capitão Kojevnikof.
O resultado d’esta dupla expedição é das mais interessantes.
Os primeiros estudaram e descreveram a enorme região que se estende entre o Lena e o Kolyma, bem como o curso d’este ultimo rio.
Os segundos tinham por missão percorrer a vastissima e deserta costa siberiana, desde o Kloyma até o deserto de Behering. Percorreram mais de 4000 verstas por uma região deserta e desoladora. Supportaram temperaturas de 70 graus abaixo de zero.
O resultado pratico d’estas expedições, dignas dos heroes de Julio Verne, são de um alto valor, sob os pontos de vista geologico e maritimo.
Preparam-se festas em honra dos expedicionarios e varias sociedades scientificas organisam sessões solemnes em sua hora.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - Regresso de duas expedições polares"
in Diário dos Açores
de 18 de Março de 1910, nº. 5622, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=606.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciênias da Terra
Palavras Chave
Notícia