Texto da entrada (ID.608)
No jornal do Rio de Janeiro o “Fluminense”, acabamos de ler a seguinte carta, que é dirigida ao “Diario dos Açores” e que textualmente reproduzimos:
Portugal
Carissimo redactor do “Diario dos Açores”, Ponta Delgada, ilha de S. Miguel
Tendo lido uma carta transcripta do vosso conceituado jornal, pelo Diario Portugues sobre a cura do cancro, em uma pobre senhora, com a applicação da gomma da espadana, affirmando quasi a descoberta do remedio infallivel para a cura desta molestia, e como até hoje, não tenha lido mais qualquer noticia a semelhante respeito, resolvi dirigir-me respeitosamente a v. s. afim de participar lhe a descoberta de um medicamento poderoso, para a cura radical d’esta enfermidade tão cruel, por minha esposa d. Gracinda Neves, cirurgiã dentista, residente em Nicteroy, á rua de S. João, nº 25, que o tem applicado em diversos doentes, e sempre com feliz resultado. Ainda agora, como verá do jornal que junto, acaba ella de fazer uma cura importantissima em um moço que se achava desenganado por diversos medicos, e que hoje felizmente se encontra restabelecido.
(...) p. 3 (relato de outras curas e agradecimentos publicos)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O cancro"
in Diário dos Açores
de 22 de Março de 1910, nº. 5624, p. 2-3 (col. 6; 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=608.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia