Texto da entrada (ID.616)
Na ultima sessão da Sociedade de Medicina de Vienna, os drs. Frerud e Kaminer déram conta de notaveis experiencias que acabam de effectuar sobre o cancro.
Extrahiram os dois sabios de um cadaver dois tumores cancerosos e espremeram-os por meio de um panno. As cellulas que atravessaram este foram recolhidas e examinadas ao microscopio.
Submettidas á acção do sôro do sangue, produzem os seguintes effeitos:
Quando o sôro procede de individuos cancerosos, as cellulas não experimentam modificação alguma. Se o sôro foi obtido de um individuo são, as cellulas sofrem uma verdadeira perturbação.
Esta descoberta é de importancia capital para o diagnostico do cancro.
Os dois sabios tambem observaram que a perturbação causada na cellula cancerosa pelo sôro do sangue são, é devida a uma substancia que o sôro contém, e que falta por completo no sôro enfermo. Este contém, pelo contrario, outra substancia que goza da propriedade de proteger as cellulas cancerosas. Uma tal observação lança bastante luz sobre o problema relativo á existencia de pessoas predestinadas a soffrer o cancro.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - Investigações sobre o cancro"
in Diário dos Açores
de 5 de Abril de 1910, nº. 5632, p. 1 (col. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=616.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia