A conferencia do sr. dr. Miguel Bombarda
Na associação dos refinadores de assucar, realisou hontem este douto professor, e vice-presidente da Liga contra a tuberculose, mais uma conferencia contra esta doença terrivel.
O illustre conferente tem sido um propagandista tenaz contra essa enfermidade, fazendo ouvir a sua palavra, inspirada sempre, nos centros mais populares, dando a todos bons conselhos e em linguagem ao alcance de todos.
Repetiu hoje a historia do combate contra o contagio da tuberculose enaltecendo o grande Pasteur pelos seus trabalhos de laboratorio, que constataram a existencia de «bacillus» vegetal ou animal; como causa de quasi todas as enfermidades.
E porque n’aquella associação, em que falou, já um seu collega havia tratado muito desenvolvidamente da tuberculose, e para não ser cega-rega, sahia do seu assumpto para tratar d’outras enfermidades de causa igual – á existencia d’um agente microscopico.
E assim trata, em especial, das febres intermittentes devidas a picada de mosquito que se desenvolvem nos pantanos, onde foram buscar o tal agente, e indica, portanto, como meio de combater essas febres o uso de mosquiteiros mais ou menos aperfeiçoados, citando a proposito d’isto, que estão hoje na campanha romana, uns inglezes em casa perfeitamente preparada para não receberem mosquitos afim de melhor se constatar este facto explicando que campanha romana é um campo insalubre e quasi inhabitavel.
E assim trata da febre puerperal (a sobre os partos), para constatar a existencia d’outros agentes microscopicos que a determinam, indicando para defeza o uso de antisepticos.
E dizendo que se aos governos cumpre tratar da saude publica, que a Inglaterra, Allemanha e outros paizes gastam avultadas quantias n’esses serviços, recommenda a todos que se defendam d’essas enfermidades pelas indicações que fez, e ainda não praticando excessos de especie nenhuma, evitando o uso d’esses alcooes industriaes que por ahi se vendem, sob diversas etiquetas, fervendo a agua, cosendo os alimentos de cuja bondade duvidem e, finalmente, procurando pela boa alimentação e horas de descanço oppor resistencia grande a esses agentes microscopicos destruidores da saude e da vida de milhares de individuos.
O illustre cocferente (sic) foi, como sempre, muito appropriado e cumprimentado.
[n.d.] - "A conferencia do sr. dr. Miguel Bombarda"
in Diário de Notícias
de 1 de Outubro de 1900, nº. 12:508 , p. 2 (col. 7-8). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=63.