Texto da entrada (ID.653)
O “Times” do dia 21 do mez findo publicou o seguinte:
Consta-nos que o ministro francez dos correios e telegraphos acaba de auctorisar a construcção d’uma estação de telegraphia sem fios em Saint Nazaire para trabalhar juntamente com a Companhia Marconi, a qual receberá tres quintas partes das receitas.
A Companhia Marconi tambem já fez accordos para tomar conta e aperfeiçoar as estações installadas em Cadiz, Teneriffe e Las Palmas por companhias concessionarias hespanholas, e para construir outras no Cabo Finisterra, em Barcelona, Ilhas Baleares e outros pontos da Hespanha.
As estações hespanholas são destinadas a ser ligadas com o systema telegraphico terrestre do paiz, trabalho que o governo hespanhol fará á sua custa, ficando a Companhia Marconi com o direito de communicação com as estações terrestres.
Estações radio-telegraphicas de grande potencia estão tambem prestes a ser concluidas em Coltarno (Italia) em Massowah, (Mar Vermelho) e em Magadicio (costa oriental d’Africa)
Todas as estações de telegraphia sem fios estarão habilitadas a communicar umas com as outras, e tambem directa ou indirectamente com o Canadá, e vão-se realisar accordos para o estabelecimento de taxas directas, as quaes em todo e qualquer caso representarão uma reducção sobre as actuaes taxas dos cabos telegraphicos.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - Novas estações de telegraphia sem fios"
in Diário dos Açores
de 13 de Maio de 1910, nº. 5664, p. 1 (col. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=653.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Palavras Chave
Notícia