Com uma numerosa assistencia realisou-se hontem no Atheneu commercial d’esta cidade a annunciada conferencia do sr. tenente-coronel Francisco Affonso Chaves, sobre previsão do tempo e dos tremores de terra.
Ás 9 horas da noite entrou o illustre conferente na sala principal d’aquella associação, sendo recebido com uma salva de palmas, em seguida ao que iniciou a sua exposição explicando ligeiramente o que é uma conferencia e fazendo ainda algumas referencias ao cometa de Halley, visto ter-se occupado d’este astro na sua ultima conferencia de 28 de abril.
D’esta referencia apresentamos uns dados que julgamos muito interessantes:
“...depois do dia 28 de Abril o cometa de Halley esteve perto de Venus, de 1 a 2 de Maio, affastando-se desde então d’aquelle planeta e aproximando se de nós. No alludido dia 28 de Abril estava elle a 136 milhões de kilometros da Terra, hoje está a 113 milhões de kilometros, e de 19 para 20 proximos, estará a menos de 23 milhões de kilometros. Theoricamente, e attendendo só à distancia, é pois de 19 para 20 que o cometa nos deve apparecer mais brilhante, mas n’esta data vendo se mui proximo do Sol, o brilho d’este offuscará o do cometa.
Será portanto depois de 21 que o cometa de Halley se tornará a vêr mais facilmente, mas depois do pôr do Solm, para os quadrantes de Oeste, isto é, em lado opposto ao da Serra de Agua de Pau, para quem o observar de Ponta Delgada. Deve ainda apresentar um grande brilho no dia 30 d’este mez, pois em tal dia estará a 65 milhões de kilometros da Terra, portanto quasi que à metade da distancia da qual se encontra hoje.”
Em seguida entrou o sr. tenente-coronel Chaves propriamente no assumpto da sua conferencia, de que passamos a dar as notas principaes do thema que sua exª versou:
Divisão da meteorologia em dynamica e endogenea, esta ultima constituindo geralmente a scismologia. Estabelecimento em muitos paizes de institutos especialmente dedicados aos estudos scismicos.
Explicação da acima mencionada mistura de estudos dos movimentos atmosphericos, e dos do interior do globo terrestre, baseada na origem commum do vento e dos tremores de terra, segundo antiga theoria. Exposição d’essa theoria por Gaspar Fructuoso, nas Saudades da Terra, quando descreve a subversão de Villa Franca do Campo, devida ao grande tremôr de terra de 1522.
Previsão do tempo. Complexidade do problema. A affirmação de Laplace acerca de tal previsão. Noções geraes sobre a atmosphera terrestre e seus movimentos.
Barometro, thermometro e psychrometro. Isobaras. Gradiente barometrico. Lei de Buys-Ballot.
Methodos de previsão baseados nos typos do tempo; na comparação de situações atmosphericas observadas em determinadas regiões da Terra em certos periodos, na normalidade ou anormalidade da força do vento com relação ao gradiente barometrico.
Os modernos estudos de physica solar. Exposição do methodo de previsão do tempo mais empregado nos observatorios meteorologicos, nos quaes se centralisam observações.
Historia do estabelecimento de communicações meteorologicas feitas telegraphicamente. Desenvolvimento dos estudos meteorologicos nos paízes mais cultos, especialmente nos Estado Unidos.
Importancia meteorologica dos Açores. Creação do Serviço Meteorologico d’este Archipelago.
Previsão dos tremôres de terra. Tremôres de terra: Vulcanicos, de desmoronamentos, e tectonicos.
Regiões scismicas, penescismicas e asscismicas. Distribuição moderna de tres regiões, baseada nos geosynclinaes. Fossas ou fundões oceanicos.
Propagação dos abalos terrestres. Scismoscopios e scismographos. Avisador scismico de Maccioni.
A scismicidade do Archipelago açoreano, especialmente da ilha de S. Miguel.
Conclusões geraes sobre a previsão do tempo, e a dos tremôres de terra.
Ao terminar a sua brilhante conferencia, o sr. tenente-coronel Chaves foi enthusiasticamente applaudido.
N’outro logar deste jornal encontrarão os leitores mais largamente explanado o assumpto da conferencia de hontem.