Texto da entrada (ID.656)
Foi já communicado á Junta Geral o resultado dos trabalhos effectuado no Relatorio: Essa communicação consta do seguinte officio do director do Gabinete bacteriologico sr. dr. Jacintho d’Arruda:
Ill.mo e Ex.mo Senhor
Levo ao conhecimento de V. Ex.ª que no Gabinete Bacteriologico que tenho a honra de dirigir, ha um anno a esta parte, além do trabalho corrente (analyses d’escarros, muco de pharynge, pus, etc. e tratamentos de casos de diphteria) têm-se analysado mais de 3.000 ratos da ilha de S. Miguel, na sua grande maioria da cidade, 50 ratos de Santa Maria e 20 ratos de navios (lugres)...
Todos estes ratos foram vistos sob o ponto de vista da peste e, até esta data, com o maior prazer o affirmo, não entrou no Gabinete Bacteriologico nem um unico rato pestoso.
(estudou não só os ratos, mas tambem os seus parasitas, que também eram causa de transmissão da peste. Queixa-se da falta de pessoal e material para desenvolver o trabalho. Fará a publicação do relatório deste ano de trabalho, oferecendo-o à Junta, e se esta não o quiser publicar, irá envia-lo para a “Gazeta dos Hospitaes do Porto”)
Jacinto Botelho Arruda
Referência bibliográfica
Jacinto Botelho Arruda - "Analyse de ratos"
in Diário dos Açores
de 14 de Maio de 1910, nº. 5665, p. 2 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=656.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia