Texto da entrada (ID.663)
É amanhã que o cometa de Halley se encontrará á mais alta distancia, a 26 milhões de kilometros, fazendo a conjucção com o sol, sendo n’essa occasião que o nosso planeta atravessará a sua cauda, se é que ella tiver adquirido um extensão que nos attinja, no que parece levará duas horas.
(refere que dalli não virá mal algum, poderão ser observados fenómenos magneticos e uma certa luminosidade na atmosfera, referem-se as opiniões de Comas Solá, de Bailland, Deslandres, Flammarion nesse sentido)
Em sessão da Academia Real das Sciencias, o sr. Antonio Cabreira falou do cometa de Halley e o sr. Carlos de Mello affirmou que não podem dar-se com a passagem d’esse cometa perturbações meteorologicas, porque toda a materia que constitue a cauda, apesar de occupar uma area de milhões de kilometros, se pode condensar n’uma casca de noz.”
Outro cultor da sciencia, o sr. Bettencourt Ferreira, corrobora:
“A sua densidade é de tal modo insignificante, que apesar dos seus milhões de leguas de comprimento, o seu peso se reduz a alguns grammas.”
Para os americanos a passagem do cometa diante do sol será de dia, para a Europa será de noite. Se fôr ás 14 horas prefixadas, segundo o calculo feito em Paris, para nós açoreanos será, mais minuto ou menos minuto, da meia noite ás 2 horas da madrugada, e deverá ser interessante vêr o sol de manhã, talvez com o nucleo do cometa projectado no disco.
Nas ultimas madrugadas não se nos tem mostrado esse tão falado astro, por estar offuscado pelo brilho do sol, visto que se tem ido approximando da linha d’este, o que continuará a succeder até ao dia 21, em que passará a ser astro da tarde, em virtude de ficar já para o outro lado do sol, sendo visivel para oeste desde o crepusculo até às 8,45 da noite, indo successivamente retardando a sua permanencia no espaço, de sorte que no dia 26 será visivel até às 11 horas da noite e no dia 30, até ás 11 h. e 30 m.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A passagem do cometa de Halley effectuar-se-á d’aqui a menos de 24 horas"
in Diário dos Açores
de 18 de Maio de 1910, nº. 5667, p. 2 (col. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=663.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Astronomia
Palavras Chave
Notícia