Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.676)

Sob os auspicios da instituição denominada Carnegie, de Washington, começou recentemente uma empreza de grande importancia, a saber: determinar a posição de 25:000 estrellas do céu austral.

Este immenso trabalho executar-se-ha com o maior cuidado e empregando os instrumentos mais aperfeiçoados de que dispõem os sabios. Está encarregado da sua direcção mr. Tucker, astronomo, do Observatorio de Lick.

mica a obra dos Observatorios installados no hemispherio sul póde ser interessantissima. Já desde 1851 a 1891 os astronomos do Cabo se consagraram assiduamente a photographar todas as regiões do céu austral, tendo podido terminar-se em 1900 a publicação dos resultados obtidos. Póde formar se a idéa da magnitude da obra effectuada durante 40 annos de perseverante trabalho, considerando que o catalogo assim formado contém as posições de 454.875 estrellas.

Estes importantes resultados, porém, serão excedidos em extensão e em precisão quando terminem os trabalhos que téem por objecto a confecção da carta ou mappa do céu. Esta obra colossal, em que colaboram muitos Observatorios dos dois hemispherios, consiste em obter uma carta photographica em que figuram todas as estrelas, até de 14ª grandeza. O numero de astros que d’este modo ficarão registrados, passará seguramente de 20 milhões.


Referência bibliográfica

Syll - "Impressões e notas - Mappa com 20 milhões de estrellas" in Diário dos Açores de 28 de Maio de 1910, nº. 5675, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=676.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Astronomia

Palavras Chave


Notícia