Texto da entrada (ID.690)
Morreu subitamente em Baden Baden o célebre dr. Koch.
A saude do illustre sabio inspirava ha algumas semanas as mais vivas inquietações. Succumbiu aos estragos de uma doença de coração.
Sabe-se a importancia dos seus trabalhos. As suas descobertas, que foram objecto de grandes discussões e que permanecerão historicas nos annaes da sciencia, modificaram em muitos pontos a medicina contemporanea.
Occupou-se especialmente da tuberculose e da colera. As suas investigações no dominio da bacteriologia levaram a resultados magnificos.
O “bacillo virgula”, que se chama tambem bacillo de Koch, é uma das mais famosas descobertas d’esta época.
Koch consagrou longos annos ao estudo das doenças exoticas taes como a malaria, a doença do somno, a peste, etc. Tinha a Legião de Honra.
Entre os seus escriptos citam-se: “Etiologia da pustula maligna”, “Investigações sobre a etiologia das doenças traumaticas infecciosas”, “Contribuição para a etiologia da tuberculose”, “Sobre a vaccinação contra a pustula maligna” não contando importantes memorias publicadas nas principaes revistas medicas allemãs.
Contava 67 annos de idade.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Morte do dr. Koch"
in Diário dos Açores
de 17 de Junho de 1910, nº. 5691, p. 1 (col. 5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=690.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Personalidades
Palavras Chave
Notícia