Texto da entrada (ID.731)
Acabamos de ler a seguinte descripção de um apparelho de hygiene, verdadeiramente interessante. Trata-se do incinerador de lixo e immundices, portatil, do systema Rickett, que uma companhia americana conseguiu fazer circular em certos bairros de New York.
O incinerador é destinado a suprimir os transportes de caixões de lixo. O seu emprego nas escolas, nos hospitaes, nas casernas está naturalmente indicado. A sua installação pode ser feita de um modo fixo, tanto nos locaes indicados como nos grandes pateos das casas que, pelo numero dos seus locatarios, constituem verdadeiras casernas.
O apparelho consiste n’uma especie de estufa, levada a uma alta temperatura por meio de gazolina ou alcool. Carrega se o lixo pela parte superior e retiram-se as cinzas por baixo; a combustão é rapida, completa e sensivelmente fumivora, em razão do intenso calor desenvolvido.
Para obstar ao mau cheiro, deve fazer-se communicar a chaminé do apparelho com uma das chaminés do predio onde o incinerador estiver installado; d’este modo, os gazes e o fumo são lançados a grande altura e levados pelo vento.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Lixo"
in Diário dos Açores
de 6 de Agosto de 1910, nº. 5732, p. 2 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=731.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia