Texto da entrada (ID.753)
Fernando Lecomte, delegado do governo hespanhol no congresso internacional de lacticinios e do primeiro congresso do frio, imaginou um novo processo dos mais interessantes para a preparação do leite em pó, apresentando uma amostra d’este preparado, que contém todos os elementos da materia sêcca do leite, á Sociedade Nacional da Agricultura de França.
Para separar a materia sêcca do leite da agua em que se encontra emulsionada, Lecomte applica um processo inverso àquelles que até hoje se têem empregado industrialmente, substituindo a acção do frio à do calor, recorrendo á congelação.
O leite é deitado em fórmas de gêlo e submettido a uma refrigeração moderada, de cêrca de 2º C. devendo tomar-se as precauções necessarias para que a agua não se solidifique em massa, mas a que se apresente sob a forma de crystaes de neve.
Esta forma torna mais facil a separação ulterior da materia sêcca, que se consegue fazendo passar a massa assim obtida n’uma desarredera animada de grande velocidade.
Os elementos sólidos do leite são repellidos, ao passo que os crystaes de agua ficam no apparelho. Obtém-se assim massa molle, unctuosa, que contém ainda uma grande porção de agua. Para obter a dessecação, introduz-se esta massa n’uma estufa, na qual o calor deve ser moderado, mas constante.
Consegue-se deste modo o pó do leite.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O leite em pó"
in Diário dos Açores
de 26 de Agosto de 1910, nº. 5748, p. 2 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=753.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia