Texto da entrada (ID.761)
O governo hespanhol tomou energicas medidas sanitarias por causa da epidemia da cholera em Italia, onde consta que já falleceram 33 pessoas, tendo-se dado mais 6 casos novos.
(foram postas a funcionar estações sanitárias nas fronteiras e portos, caminhos de ferro.)
(...) p. 3 O sr. dr. Ricardo Jorge, inspector geral dos serviços sanitarios do reino, teve a amabilidade de nos informar que a inspecção a seu cargo, em vista da intensidade que a epidemia de colera teve durante o corrente ano na Russia, já ha tempos estava tomando as necessarias prevenções, na hypothese do seu irradiamento pella via terrestre.
O illustre clinico, que tem seguido com particular cuidado a marcha da epidemia, diz que ella foi levada ao sul de Italia por via maritima, pois a cholera alastrou pelo sul da Russia.
A nossa fronteira maritima está perfeitamente defendida, e quanto à fronteira terrestre todas as precauções vão ser tomadas para uma segura e rigorosa defesa, sendo hoje n’uma cidade policiada e dotada de bons meios de defeza, facil atalhar qualquer epidemia e localisa-la.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A cholera na Italia"
in Diário dos Açores
de 1 de Setembro de 1910, nº. 5753, p. 2-3 (col. 6; 1). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=761.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia