Texto da entrada (ID.768)
O distincto medico sr. conselheiro Sabino Coelho enviou de Paris, no dia 16 do mez findo, um interessante artigo sobre o estudo do cancro, do qual reproduzimos a parte final:
“No fim dos aridos trabalhos victimando animaes em laboratorios e cuidado de doentes em serviços clinicos especiaes, está um problema social, cujo alcance avaliam as familias, em que a morte semeou dores que o tempo difficilmente gasta, e cuja importancia comprehendeu as nações lançadas francamente n’uma tarefa, por ora ingloria, illuminada pela esperança de futuras conquistas.
(...) No Instituto Pasteur prosegue Borrel n’uma obra de perseverança, que apesar de carecer de maior numero de experiencias positivas para se impor pela generalisação, tem, no entanto, valor, e define-se por demonstrações tão despretenciosamente interpretadas, que elle mesmo não pretende estende-las a todos os cancros.
Além d’este, outros investigadores francezes collaboram na resolução do problema. A França trabalha para a perfeita organisação da especialidade, continuando antigas diligencias, em que se salientavam, entre outro Verneuil e Poirier, infelizmente affastados para sempre da cultura da medicina.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "O estudo do cancro em França"
in Diário dos Açores
de 5 de Setembro de 1910, nº. 5756, p. 1 (col. 3-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=768.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Publicação Cientifica
Palavras Chave
Notícia