Texto da entrada (ID.769)
O dr. Kassabian, um dos mais distinctos medicos norte americanos, e cuja especialidade era a applicação dos raios X, morreu recentemente no hospital de Philadelphia, victima de uma terrivel enfermidade na pelle, contrahida em consequencia das queimaduras produzidas pelos raios Roentgen.
O dr. Kassabian – diz um jornal de New york – como todos os especialistas no uso dos raios X, havia soffrido durante muitos annos queimaduras superficiaes produzidas pela mysteriosa energia d’esses raios. Em 1902 soffreu graves queimaduras e houve necessidade de amputar-lhe dois dedos da mão esquerda. O anno passado foi necessario amputar-lhe todo o braço até onde se havia estendido a enfermidade e mais tarde foram lhe extirpados grande parte dos musculos peitoraes do lado esquerdo.
Em 1907, quando já estava convencido de que a sua enfermidade era incuravel, escreveu um tratado de electrotherapeutica, que é considerado hoje como a ultima palavra da sciencia n’esse assumpto, e, apesar do seu estado, absteve-se de fallar na sua obra dos perigos que acompanham o uso dos raios X.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - Martyr da sciencia"
in Diário dos Açores
de 7 de Setembro de 1910, nº. 5758, p. 1 (col. 2-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=769.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Personalidades
Palavras Chave
Notícia