Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.773)

O dirigivel Z. VII (typo Zepellin, nº 7) effectuou ha dias a primeira viagem das “carreiras regulares para transporte de passageiros por via aerea”, estabelecidas na Allemanha por uma empreza constituida por duas poderosas companhias, uma das quaes a Hamburg America Line.

Ha “cabines” estabelecidas na barquinha do dirigivel, e onde os viajantes, em occasiões de mau tempo, podem abrigar-se.

Essas “cabines” são construidas e ornamentadas com o mais requintado luxo, tendo moveis estofados de velludo e magnificos tapetes. As aberturas para o exterior são guarnecidas de placas de gelatina transparente, substituindo os vidros para tal effeito usualmente empregados, afim de não privar os passageiros das delicias dos panoramas a observar durante a viagem, preservando-os ao mesmo tempo, do perigo de se ferirem em caso de choque, se taes placas fossem de vidro e se quebrassem.

Na referida viagem, em que o dirigivel teve uma marcha de 90 kilometros por hora, sem vento, e de 80 com vento contrario, tomaram logar na barquinha 13 passageiros, dos quais a maior parte senhoras, custando as passagens 200 marcos cada uma, e todos se declararam encantados quando puzeram pé em terra.

O exito da arrojada tentativa pareceu, pois, desde logo assegurado, porquanto houve immediata encomenda de bilhetes para futuras viagens.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Viagens em dirigiveis" in Diário dos Açores de 13 de Setembro de 1910, nº. 5763, p. 1 (col. 4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=773.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Sistema de Transporte

Palavras Chave


Notícia