Texto da entrada (ID.78)
Quanto à variola
relativamente à epidemia de bexigas desenvolvida com intensidade na ilha da Madeira, communicou o sr. governador civil á Junta de hygiene, reunida, como dissemos, no governo civil para tratar da tuberculose e da epidemia da variola, que já officiara a todos os administradores de concelho recommendando-lhes as convenientes diligencias de propaganda em favor das vaccinações e revacinnações, e que solicitassem das camaras e dos facultativos municipaes todo o zelo e cuidado para a facilidade e bom resultado d’esses serviços. Ainda quanto a este assumpto, accrescentou a Junta a conveniencia de ser publicado um edital convidando a população dp dictricto a vaccinar-se e revaccinar-se; esse edital é o que se póde vêr na competente secção d’este jornal, e para cujos termos chamamos a atenção de toda a gente.
Respeitantemente á fiscalisação de sanidade, foi resolvido pôr-se em pratica a inspecção medica dos passageiros provenientes de portos suspeitos e a desinfecção de roupas e materias susceptiveis que eles transportem ou provenham dos mesmos pontos.
(...)
Quanto à tuberculose
Relativamente á entrada de tuberculosos neste districto, não havendo conhecimento positivo de quantos e quaes sejam os individuos repatriados d’America que aqui desembarcam atacados de tuberculose e outras molestias, o que é entretanto indispensável averiguar-se, foi o sr. governador civil encarregado de solicitar da estação de saude que a todos os passageiros repatriados vindos dos Estados-unidos, se fizesse inspecção medica individual, organisando-se uma estatistica d’esses repatriados, sob o ponto de vista sanitario, especificando-se os que soffrem de qualquer molestia, e nomeadamente os atacados de tysica.
Para iniciação dos serviços de lucta contra a tuberculose n’este districto, resolveu-se organisar uma estatistica dos enfermos que existem, feridos de tal doença, pedindo-se a todos os medicos do districto os esclarecimentos que puderem fornecer pela sua clinica, e pedir que pelo posto de desinfecção seja fornecida uma nota de todas as desinfecções domiciliarias que se têm feito desde que existe o mesmo posto.
Foi deliberado no seio da Junta de hygiene, e julgamos bem acertadas todas estas resoluções, sendo porem de todo o ponto indispensavel que a sua execução se torne verdadeiramente solicita para que surtam os effeitos desejaveis, isto é a maxima garantia possibel para a indemnidade da população d ‘ este districto.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Junta Distrital de hygiene. As suas deliberações"
in Diário dos Açores
de 4 de Maio de 1907, nº. 4779, p. 2 (col. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=78.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia