Texto da entrada (ID.784)
O cholera invadiu o sul de Italia, vindo da Russia meridional, trazido por navios mercantes que havia, passando pelo Mar Negro e tocado em portos infectados. Essas embarcações, transitam depois para o Adriatico e tocando em Bari e Foggio, deixaram n’esses portos do Agulia.
(Em Italia o foco parece ser Trovi, dando-se o primeiro caso em Agosto. De inicio não foram logo tomadas as devidas precauções para que a epidemia não se alastrasse. Existem duas opiniões para a propagação da doença: por um lado pensa-se que a colera veio por via maritima como já foi referido, por outro lado poderá ter sido propagada por um grupo de zingaros (ciganos?). Foram publicados editais proibindo as festas civis ou religiosas. Depois o foco surge em Bari, onde o governo desenvolve uma série de medidas profilaticas. Noutras localidades italianas, como Proni, assiste-se á debandada da população, tendo a Cruz Vermelha estabelecido um serviço activo de socorros e desinfecção. São dadas instruções sanitarias ao povo para a epidemia não alastrar.)
Referência bibliográfica
[n.d.] - "A Europa ameaçada - Ahi vem o cholera!..."
in Diário dos Açores
de 21 de Setembro de 1910, nº. 5770, p. 1 (col. 1-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=784.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia