Texto da entrada (ID.787)
A transmissão de muitas doenças pelos insectos engrandece-se e assume uma importancia real, modificando - ou melhor, devendo modificar – em absoluto a defesa racional contra muitas especies morbidas.
(o artigo enuncia alguns insectos como o percevejo, que segundo Tikline, que é propagador do tifo, ou segundo outros autores, da tuberculose. No que respeita à malaria, sabe-se que é a agua contaminada com larvas e restos de insectos especificos cheios de hematosoarios e que será perigoso introduzir no estomago humano. Os mosquitos e a propagação da febre amarela. No que se refere às moscas: para o autor existem a mosca tifosa, a mosca pestifera, a mosca carbunculosa, a mosca tuberculosa e a mosca variolosa e leprosa. Todas estas doenças podem ser transmitidas pela mosca, que transmitem germens.)
Um pouco de leite em que tenham tocado ou cahido moscas é na phrase do dr. Joly, um optimo “caldo de cultura” para nos infectar.
(...)
G. Ennes
Referência bibliográfica
G. Ennes - "Moscas"
in Diário dos Açores
de 23 de Setembro de 1910, nº. 5772, p. 1 (col. 1-3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=787.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia