Texto da entrada (ID.793)
“Il Secolo”, de Milão, publicou o seguinte telegramma de Londres:
“Um engenheiro inglez descobriu em Portugal e levou para Inglaterra uma nova substancia radioactiva, que está sendo examinada cuidadosamente pelo dr. Alberto Churchward, da Nortwood.
O referido homem de sciencia entregou se ao exame da nova substancia, e já fez experiencias que demonstram o raro poder do novo “radium”.
Trata se de um corpo de natureza mineral, cujo aspecto não se assemelha ao do “radium”, mas que tem todas as suas propriedades physicas e chimicas.
O dr. Churchward já curou com o “radium” portuguez uma ulcera de estomago que resistira, durante seis mezes, á acção dos raios X.
Por agora, porém, o dr. Churchward não quer fazer affirmações definitivas, emquanto não concluir outras experiencias.
Quanto as propriedades da nova substancia forem todas conhecidas, talvez possa concluir-se dizem alguns jornaes inglezes – que a sua descoberta é uma das mais importantes dos ultimos annos.
O engenheiro que descobriu o novo “radium” affirma que na localidade de Portugal, onde o encontrou, poderá obter uma grande quantidade.
O novo “radium” fica por um preço cem vezes inferior ao do que já era conhecido
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - O radio em Portugal"
in Diário dos Açores
de 4 de Outubro de 1910, nº. 5781, p. 1 (col. 2). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=793.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Comunicações
Palavras Chave
Notícia