Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.803)

O parlamento sueco ratificou o projecto governamental referente á construcção de uma poderosa estação hydroelectrica nas quédas de Porjus, na Lula. Esta estação deve alimentar de corrente electrica os caminhos de ferro da Laponia.

Em aguas baixas, as quédas de Porjus téem um poder de 70.000 cavallos vapor; mas, depois dos trabalhos de regularização de Lula, graças aos lagos que a corrente de agua atravessa, essa força poderá ulteriormente ser elevada a 300.000 cavallos.

Os caminhos de ferro da Laponia têem por principal objectivo servir as ricas minas de ferro descobertas na região. Avalia-se em 23.600 cavallos o poder necessario para assegurar o trafego propriamente dito, á razão de 12 comboios de minerio e dois de passageiros cada dia, em cada sentido, 25.000 cavallos de força serão postos á disposição dos industriaes. Seguidamente, installar-se-ha, como reserva para o caminho de ferro, uma nova turbina de 112.500 cavallos.


Referência bibliográfica

Syll - "Impressões e notas - A electricidade applicada aos caminhos de ferro" in Diário dos Açores de 7 de Outubro de 1910, nº. 5784, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=803.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema
Sistema de Transporte
Outros

Palavras Chave


Notícia