Texto da entrada (ID.811)
Dentro de poucos mezes inaugurar-se-á em Hamburgo uma das mais grandiosas obras de engenharia moderna, das que melhor documentam os extraordinarios progressos realisados pela technica nos ultimos decenios.
É o tunel debaixo do rio Elba, que, partindo da margem de Steinwarder, desemboca no embarcadoiro de S. Paulo, precisamente no sitio onde o rio tem 400 metros de largura.
É ali tão consideravel o serviço de vapores que de nenhum modo foi possivel realisar o projecto da construcção d’uma ponte, porque em virtude das enormes dimensões de algumas embarcações com mastros de comprimento mais que normal, a altura da ponte, 60 metros sobre o nível da agua, chegaria a ser um grande obstaculo para o transporte de pessoas e vehiculos.
Os barcos empregados no transporte de passageiros e mercadorias de uma para outra margem, transportam 5 milhões de pessoas annualmente.
A communicação commoda e rapida tornava-se pois, uma necessidade imperiosa. Para evitar interrupções no interior do tunel ha dois tubos, sendo um para a marcha no sentido opposto.
Para a subida e descida dos passageiros ha seis ascensores. O menor pode levar 20 pessoas, e os maiores, de 80 a 120. Servem tambem para o transporte de carros.
A obra custa a bagatella de dez milhões de marcos e levou quatro annos a construir.
Referência bibliográfica
Syll - "Impressões e notas - O tunel de Elba"
in Diário dos Açores
de 10 de Outubro de 1910, nº. 5786, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=811.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Outros
Palavras Chave
Notícia