Texto da entrada (ID.826)
Tendo-se propalado insistentemente que o perigo de uma nova invasão de peste bubonica nos ameaçava hoje mais do que nunca, o sr. dr. Francisco Luiz Tavares, digno governador civil deste districto, resolveu consultar a Junta districtal de hygiene sobre este assumpto para avaliar com maior precisão a verdade deste facto e agir então como achasse de maior conveniencia.
( Na reunião falou-se da necessidade de se proceder a um serviço activo, imediato, de desratização, sendo para tal necessário dinheiro, mais do que aquele com que conta a Sociedade exterminadora de ratos, da necessidade de por em acção o forno de Clayton e do armazem à prova de ratos.
Das análises até agora efectuadas no Ratatorio, não se tem encontrado animais infectados.
O local que necessita desratização urgente é a cidade de Ponta Delgada, devido ao porto maritimo.
No que se refere ao dinheiro necessário para implementar tais medidas, há quem defenda que se deve recorrer a dinheiro de impostos, outros não. A reunião termina com o governador a declarar que vai pedir auxilio ao governo e estudar com as corporações administrativas a melhor forma de obter verba para o serviço de desratização.
Referência bibliográfica
[n.d.] - "Junta districtal de hygiene - A reunião de hontem"
in Diário dos Açores
de 17 de Novembro de 1910, nº. 5818, p. 2 (col. 2-4). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=826.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Palavras Chave
Notícia