Texto da entrada (ID.85)
A antiguidade introduziu os vulcões dentro do cyclo fatal das tradicções mythologicas. Os velhos deuses d’ outrora tinham o seu poderio e o seu dominio extendido muito para alem da massa em fusão dos geologos modernos. (...)
A escola geologica mais antiga considerava os vulcões como o resultado d’um incendio grandioso produzido pelas camadas hulhiferas e outras substancias combustiveis subterraneas.
O Plutonismo, depois, veiu dar-lhes uma significação mais importante e distincta, collocando-os na ordem dos phenomenos naturaes.
A formação dos vulcões, segundo a theoria mais provavel, é devida ao fogo central , que põe em fusão, no interior da terra, uma grande quantidade de matérias.
A terra saindo do seio difuso da immensa nebulosa que lhe deu origem, e abandonada a si mesma no espaço, foi solidificando gradualmente, por effeito d’esfriamento, a sua crusta exterior, ao passo que, tambem, pelo mesmo effeito, conservava incandescentes os materiaes constitutivos do seu nucleo central. Nesse periodo remoto de formação, o globo estava cercado por atmospheras immensas de vapores, os quaes, por via de condensação, deram origem aos mares que o cobriam já numa grande parte. O peso dessa grande massa liquida actuando sobre as diferentes materias inflammadas e comprimindo no fundo dos mares as lavas em fusão, fez com que ellas irrompessem nas costas, formando, assim essas aberturas enormes a que nós chamamos vulcões.
Outros geologos, porém, registam perfuntoriamente esta hypothese, considerando o arrefecimento continuo da terra como causa do phenomeno.
Poulet Scroup, Hopkins, Stervy Hunt e outros eminentes geologos estabeleceram ultimamente a hypothese de que “entre a superficie e o centro solidificado da Terra existe uma camada intermediaria de rochas em estado de fusão aquosa, que dá origem às lavas.
Referência bibliográfica
Theobaldo da Camara - "Formação do Universo – Kant, Laplace, Faye e Du Ligondés – o interior da terra – teoria dos vulcões – causas dos “sismos” - como se registam os “sismos” – relações entre a Terra e o Sol. (continuação)"
in Diário dos Açores
de 14 de Maio de 1907, nº. 4786, p. 1 (col. 4-5). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=85.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Ciências da Natureza
Ciênias da Terra
Educação Cientifica
Palavras Chave
Notícia