Base de Dados CIUHCT

Divulgação Científica em Jornais



Texto da entrada (ID.863)

A imprensa da Universidade de Oxford acaba de publicar a comunicação feita ao Congresso Internacional de Medicina de Londres pelo sr. dr. Augusto de Miranda sobre a cura radical da diabetes. As idéas do nosso ilustre compatriota e a orientação que segue no tratamento de tão rebelde enfermidade despertaram nos meios cientificos extraordinario interesse, tanto mais que, em apoio da sua teoria, o autor apresenta varios casos clinicos, minuciosamente estudados, que, longe de colocarem essa teoria em desacordo com a ciencia, véem antes completar as noções classicas seguidas até hoje ácerca da da diabetes. Não permite a indole do nosso jornal que entremos em detalhes de natureza cientifica, cuja terminologia é frequentemente tão obscura para os profanos. Apenas salientaremos que o metodo seguido pelo sr. dr. Augusto de Miranda no tratamento daquela doença, permite ao verdadeiro diabetico, em certa fase desse tratamento, o uso de todos os alimentos hidrocarbonados, incluindo o assucar ordinario.

O eminente clinico considera, de resto, a diabetes um estado morbido especial produzido por perturbações permanentes dos orgãos do aparelho antitoxico, entre os quais o pancreas, que supõe ainda mais exposto a intoxicações do que o proprio figado por ser dotado de uma resistencia organica consideravelmente menor.

As suas teorias estão, pois, em absoluta concordancia com as aquisições da ciencia, simplesmente, pela observação e pela dedução logica dos actos, o sr. dr. Augusto de Miranda enriqueceu a literatura medica com a explicação de causas pertubadoras ainda obscuras até hoje e dotou a clinica de novos metodos cuja eficacia resalta dos 14 casos que descreve e que são realmente brilhantes.

Da exposição do trabalho conclue-se que o regimen a adotar pelo diabetico não deve ter nada de empirico, antes de ser rigorosamente subordinado ás indicações tiradas de uma observação geral do doente e em especial do exame do seu aparelho digestivo. Um tratamento feito com esta orientação pode realmente conduzir á cura completa da diabetes, mesmo de caracter maligno. Isto constitue uma nova conquista da sciencia, e mais um passo dado em favor da humanidade que sofre.


Referência bibliográfica

[n.d.] - "Um trabalho cientifico - Graças a um médico portuguez, a diabetes pode ser, para o futuro, radicalmente curada" in Diário dos Açores de 15 de Fevereiro de 1915, nº. 7059, p. 2 (col. 5-6). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=863.



Detalhes


Nome do Jornal


Mostrar detalhes do Jornal

Número

Ano Mês Dia Semana


Título(s) do Artigo


Título

Género de Artigo
Adaptação Internacional

Nome do Autor Tipo de Autor


Página(s) Localização do Artigo na(s) página(s)


Tema

Publicação Cientifica
Palavras Chave


Notícia