Texto da entrada (ID.87)
É este o nome da invenção do dr. Thadeu Chabill e por meio da qual torna se possível a transmissão, a grandes distancias, de sons musicaes. Poderão ser assim organisados concertos emanando de uma mesma fonte de execução e que serão distribuidos ao longe, e ao mesmo tempo, nas casas particulares, nos hospitaes, officinas, restaurantes, hoteis, em todos os logares, finalmente, nos quaes, para se fazer um pouco de musica, tornava-se indispensavel, até agora a organisação d’uma orchestra o que era, na maioria dos casos, senão praticamente impossivel pelo menos, de grande dispendio.
A instalação do Tel-harmonium, já se vê, é tambem bastante dispendiosa, e eleva-se a cêrca de um milhão de francos; como, porém, o numero dos seus assignantes será illimitado, o custo do apparelho e sua instalação bem depressa são ressarcidos e, até com beneficios.
O tel-harmonium pesa 200 toneladas; pode ser comparado a um orgão monstro, o organista movendo o teclado, não determina a vibração de tubos, mas unicamente a movimentação harmoniosa de correntes electricas produzidas por uma serie consideravel de pequenos dynamos que, com velocidade de milhões de ondas por minuto, concorrem para a audição musical. Seria, por assim dizer, pôr a musica ao alcance de todos.
Referência bibliográfica
Mercurio - "Tel-harmonium"
in Diário dos Açores
de 15 de Maio de 1907, nº. 4787, p. 1 (col. 3). Disponível em linha em http://bd-divulgacaocientificaemjornais.ciuhct.org/entrada.php?id=87.
Detalhes
Nome do Jornal
Mostrar detalhes do Jornal
Data da Fundação
Nome do Fundador
Nome do Director
Nome do Redactor
Nome do Administrador
Bibliografia
Número
Título(s) do Artigo
Título
Género de Artigo
Opinião
Tema
Comunicações
Palavras Chave
Notícia